Clique aqui para baixar a 3ª circular do evento.
O SEELIND é uma proposta de evento criada a partir das reflexões e do trabalho conjunto realizado entre diferentes professores, orientandos e seus respectivos grupos de pesquisa nas diferentes instituições brasileiras: o GETED/UFG, o GESEM/UFG, LEEDiM/UFSCar, Gestar/UFSCar, o LabUrb/Unicamp e o ESTARTE/Unaerp. Em 2023, após vários diálogos, trocas de experiências entre as universidades e seus parceiros, seus respectivos coordenadores criaram essa ideia como forma de institucionalizar e validar essa parceria de estudos que vem rendendo grandes frutos no âmbito da graduação e da pós-graduação, ampliando as questões para outras regiões do país, em especial o Centro-Oeste brasileiro. O objetivo desse seminário é ampliar o escopo de discussão a todos que trabalham com a linguística, em especial no âmbito dos estudos discursivos, fomentando uma maior discussão entre os diferentes campos de saberes e a atualização de nossas pesquisas na geografia brasileira. Ademais, temos como função promover o (re)encontro de jovens pesquisadores em suas diferentes formações, que poderão acompanhar e se inspirar nos trabalhos de estudiosos renomados.
Logo, trata-se de uma primeira edição elaborada numa relação interinstitucional, estabelecendo diálogos nas áreas da Linguística, Letras e Artes. Com a realização da primeira edição do evento, intenta-se, também, oportunizar mais um espaço de discussão, de entrelaçamentos entre pesquisadores e estudiosos do Brasil e do mundo, no campo do discurso, potencializando a divulgação de trabalhos e pesquisas, bem como estimulando novas edições que se aperfeiçoem e se sedimentem no nosso terreno na linguística discursiva.
Nessa 1ª edição, nossos encontros ocorrerão na Universidade Federal de Goiás (UFG), sede Goiânia, que possui uma infraestrutura reconhecida e tem grande potencial para receber congressistas do mundo todo. É uma das principais universidades públicas do Centro-Oeste brasileiro com índices de pesquisa e ensino reconhecidos mundialmente, além de ocupar, hoje, a 16ª posição entre as melhores universidades nacionais. Mais especificamente, nossas atividades acontecerão na Faculdade de Letras (FL) que tem uma história marcante no processo de fundação da instituição. Após 60 anos de existência, nossa unidade acadêmica possui seis cursos de Letras e suas respectivas habilitações (Português, Linguística, Estudos Literários, Inglês, Francês e Espanhol), além de um núcleo intercultural, Takinahakỹ, oferecendo o curso de graduação em Educação Intercultural de formação superior, que prepara seus alunos para atuarem nas diferentes aldeias das regiões centrais do Brasil.
Como objetivos principais, temos:
- Contribuir para a reflexão dos conceitos de discurso, real, arquivo e sujeito e seus diálogos e tensões com as diferentes áreas da linguística discursiva (Semiótica, Análise do discurso, Linguística Textual, Análise da conversão, Sociolinguística, entre outras);
- Problematizar as (des)ordens do discurso nas diferentes materialidades, considerando nosso espaço discursivo de pesquisas. Como resultado, encontraremos discussões que não só marcam tensões e contrastes, mas também as particularidades concernentes a cada uma dessas áreas e seus respectivos objetos e teorias;
- Fortalecer o enlace institucional entre os (jovens) pesquisadores e diferentes grupos de pesquisa brasileiros, promovendo minicursos de qualidade nas distintas perspectivas discursivas, além de contribuições internacionais reconhecidas mundialmente.