PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 5/11, às 14h-17h0
Bloco Bernardo Élis, sala 71
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
14h-14h30 | Klara Maria Schenkel | Notas sobre aquisição de língua portuguesa como língua de acolhimento e o edital “solidariedade acadêmica” |
14h30-15h00 | Carlos Cesar Machado Fontenelle | A retórica de ódio bolsonarista: análise retórico-discursiva em grupo de extrema-direita no Telegram |
15h00-15h30 | Luís Rodolfo Cabral | O destacamento em memes: a questão da interpretação e da sobreasseveração |
15h30-16h | Brenda Gonçalves dos Reis | Escre(ver) na Universidade: percursos insurgentes na produção textual de autoria criativa |
16h-16h30 | Letícia Maria de Jesus Teixeira | Rinhas de sangue feminina: validação argumentativa em meio às balizas morais |
Bloco Bernardo Élis, sala 73
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
14h-14h30 | Ernani César de Freitas Luís Henrique Boaventura | O ethos do ‘coach’: cenografia e enunciados aderentes no universo de cursos de treinamento no Brasil |
14h30-15h00 | Letícia Dunck Cintra Paulo Henrique do Espírito Santo Nestor | Efeitos de sentido dos modalizadores adverbiais em redações do Enem |
15h00-15h30 | Willian Francisco de Moura Ernani César de Freitas | Os mecanismos intertextuais e multimodais no gênero meme: uma análise baseada na gramática do design visual |
15h30-16h | Wesley Nascimento Santos (aluno surdo) | O surdo mentiroso: uma proposta para repensar as fake News, dentro da comunidade surda, de maneira contra-hegemônica |
16h-16h30 | Ana Carolina Alves B. da Silva | As múltiplas camadas da significação: polissemia nas questões objetivas de literatura do Enem |
Bloco Cora Coralina, sala 7
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
14h-14h30 | Luís Felippe Soares de Carvalho | Paratopia e discurso digital: a (des)construção das (des)identidades sobre o sujeito-autor Erika Hilton |
14h30-15h00 | Isadora Moreira Barros | Ethos em cena: (des)construção das personagens femininas nas obras Antes do baile verde e Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles |
15h00-15h30 | Caio Mário de Oliveira Magalhães | Um (im)possível lugar de identidade interseccionais: uma gestão da vida no discurso literário |
15h30-16h | Emanuelly Souza | Relações dialógicas no digital: expressões idiomáticas na rede social X |
16h-16h30 | Erick Sousa Lima | A linguagem ‘neutra’ no (dis)curso da história: a polêmica interdiscursiva e os projetos de lei |
Bloco Cora Coralina, sala 9
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
14h-14h30 | Daniella Silva Araújo Clara & Natália Costa Azevedo de Faria | Linguagem, educação e empoderamento feminino: uma análise discursiva da letra de canção ‘Respeita as Mina’ |
14h30-15h00 | Andréia Braga da Silva | Competências socioemocionais em currículo: biopolítica e neoliberalismo |
15h00-15h30 | Luiz Felipe Goulart de Souza Bezerra | Discursos e contradiscurso no futebol feminino brasileiro |
15h30-16h | João Vitor Gomes Camargo | Guerra, conflito e genocídio: a polarização de discursos diante dos acontecimentos entre Israel-Palestina |
16h-16h30 | Elaine Pereira Daróz & Dryelle Thalita da Silva Santos | A autoria do sujeito aprendiz na diversidade da produção de Storytelling com a didatização do ensino de língua inglesa |
Dia 6/11, às 8h-10h30
Bloco Bernardo Élis, sala 73
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
8h-08h30 | César Augusto de Oliveira Casella | O discurso abolicionista na peça Gonzaga de Castro Alvez |
8h30-9h00 | Gabriel Cândido Pereira | Uma análise linguística da construção discursiva da extrema-direita brasileira nas redes digitais |
9h00-9h30 | Wilton César Ribeiro | Do ‘juridiquês’ à linguagem simples: uma análise discursiva de manuais de redação jurídica no português brasileiro |
9h30-10h | Amanda Arantes Pereira & Jasmin Caroline de Lima | Luta de narrativas sobre a ditadura militar no Brasil no site Wikipédia: análise discursiva e reflexões teóricas |
10h-10h30 | Fábio Ávila Arcanjo | Triangle Rose: a resistência ao silenciamento discursivizada pela chave da ficção |
Bloco Bernardo Élis, sala 69
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
8h-08h30 | Elcieres Martins de Oliveira & Flávia Motta de Paula Galvão | A BNCC de língua inglesa: uma análise discursiva da concepção de língua nos anos finais do ensino fundamental |
8h30-9h00 | Alexandre Almeida & Luana Alves Luterman | Análise do dispositivo de racialidade no videoclipe de Criolo: Pretos ganhando dinheiro incomoda demais |
9h00-9h30 | Lauro Geovany Damasceno Martins | A engenharia da branquitude: estratégias discursivas de desresponsabilização que pessoas brancas engenham para forjar um ethos antirracista |
9h30-10h | Luana Alves Luterman | Novo ensino médio e BNCC: cidadania, justiça e sensibilidade sob o efeito do discurso neoliberal |
10h-10h30 | Bruno Henrique Machado Oliveira & Luana Alves Luterman | Delimitações de uma pesquisa cartografia sobre a subjetividade de docentes gays de língua portuguesa |
Bloco Bernardo Élis, sala 71
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
8h-08h30 | Jéssica Santana dos Santos | Entre a tela e o coração: a representação das relações digitais na música de Tiago Iorc |
8h30-9h00 | Sabrina César Serra | Ethos e antiethos: a coalização de imagens em interações virtuais |
9h00-9h30 | Thammy Teixeira Xavier & Tânia Ferreira Rezende | A Gualín do TTK, resistência na ditadura militar (1964-1985), em uma perspectiva sociolinguística |
9h30-10h | Carolina Lobo Lima Souza | O ethos da associação nacional de educação domiciliar (ANED): uma análise discursiva da polemicidade constituinte |
10h-10h30 | Geovanna Araújo Carneiro Tavares Dourado & Edna Silva Faria | A nova roupagem da misoginia nas mídias: uma análise do discurso ‘Red Pill’ |
Bloco Bernardo Élis, sala 77
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
8h-08h30 | Romero Lopes da Silva | Recusa à ‘língua podre do colonizador’: a memória discursiva no cerne do constructo ideológico na obra As doenças do Brasil |
8h30-9h00 | Mariana Vicente Zilli | Ditadura, memória e discurso: a imprensa lésbica-feminista nos anos de chumbo |
9h00-9h30 | Lara Beatriz de Souza Teixeira & Rubens Damasceno Morais | Impolidez e violência verbal em interações no Facebook sobre o 8 de janeiro: o uso do argumento AD PERSONAM |
9h30-10h | Alana Gabriela dos Santos Bastos | Gordofobia algorítmica: análise discursiva em chatbots baseados em inteligência artificial |
10h-10h30 | Juliana Andina Batista | Ciberviolência política de gênero: análise dos discursos violentos contra candidatas nas eleições de 2022 |
Bloco Cora Coralina, Miniauditório
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
8h-08h30 | Rubens Rosa Júnior | Direitos e garantias fundamentais das minorias expressos no artigo 5º da constituição federal de 1988 numa perspectiva historiográfica-linguística |
8h30-9h00 | Vitória Silva dos Santos | O ensino de língua portuguesa nas redes: uma análise discursiva sobre a norma culta no Instagram |
9h00-9h30 | Leticia Alves Carvalho | A ilusão disfórica em ouro de tolo, de Raul Seixas |
9h30-10h | Vitória de Miranda Oliveira Barros | Análise semiótica da temática existencial em “e agora, josé?”, de Carlos Drummond de Andrade, e em “agora, ó josé”, de Adélia Prado |
10h-10h30 | José Alexandre de Freitas Neto & Érick Sousa Lima | Espaços semissimbólicos na arquitetura da biblioteca central da UFG |
10h30-11h | Isabela Oliveira Braga | A tradução de textos da bíblia e o papel crucial do tradutor: foco na comunidade LGBTQIA+ |
Bloco Bernardo Élis, sala 92
Horário | Nome(s) do(s) participante(s) | Título do trabalho |
8h-08h30 | Marcelo Ferreira Gomes | A apócope dos morfemas de infinitivo e de número e pessoa nos verbos na fala dos habitantes da cidade de Goiás |
8h30-9h00 | Antônio Gonçalves Rocha Júnior | A poesia de Brecht, “os que lutam”, sob a investigação da semiótica de Greimas |
9h00-9h30 | Gabriel Rodrigues César Dias de Lima | Discurso, texto e significação: uma teoria semiótica revisitada |
9h30-10h | Matheus Brito Galiza | Os efeitos de sentidos de ditadura, violência e repreensão Na história contemporânea: uma análise da obra anos de Chumbo, de Chico Buarque |
10h-10h30 | João Pedro Viana Veloso | Liberdade e opressão no poema “sou negro”, de Solano Trindade, uma análise semiótica do sentido |
10h30-11h | Fernando Aguiar | O uso de cenas curtas de séries como abordagem e recurso audiovisual indutivo para introduzir gramática nas aulas de língua inglesa no Centro de Línguas/FL/UFG |