COMUNICAÇÕES ORAIS

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Bloco Bernardo Élis, sala 71

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
14h-14h30 Klara Maria SchenkelNotas sobre aquisição de língua portuguesa como língua de acolhimento e o edital “solidariedade acadêmica”
14h30-15h00Carlos Cesar Machado Fontenelle A retórica de ódio bolsonarista: análise retórico-discursiva em grupo de extrema-direita no Telegram
15h00-15h30Luís Rodolfo CabralO destacamento em memes: a questão da interpretação e da sobreasseveração
15h30-16hBrenda Gonçalves dos ReisEscre(ver) na Universidade: percursos insurgentes na produção textual de autoria criativa
16h-16h30Letícia Maria de Jesus TeixeiraRinhas de sangue feminina: validação argumentativa em meio às balizas morais

Bloco Bernardo Élis, sala 73

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
14h-14h30Ernani César de Freitas Luís Henrique BoaventuraO ethos do ‘coach’: cenografia e enunciados aderentes no universo de cursos de treinamento no Brasil
14h30-15h00Letícia Dunck Cintra Paulo Henrique do Espírito Santo NestorEfeitos de sentido dos modalizadores adverbiais em redações do Enem
15h00-15h30Willian Francisco de Moura Ernani César de FreitasOs mecanismos intertextuais e multimodais no gênero meme: uma análise baseada na gramática do design visual
15h30-16hWesley Nascimento Santos (aluno surdo)O surdo mentiroso: uma proposta para repensar as fake News, dentro da comunidade surda, de maneira contra-hegemônica
16h-16h30Ana Carolina Alves B. da SilvaAs múltiplas camadas da significação: polissemia nas questões objetivas de literatura do Enem

Bloco Cora Coralina, sala 7

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
14h-14h30Luís Felippe Soares de CarvalhoParatopia e discurso digital: a (des)construção das (des)identidades sobre o sujeito-autor Erika Hilton
14h30-15h00Isadora Moreira BarrosEthos em cena: (des)construção das personagens femininas nas obras Antes do baile verde e Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles
15h00-15h30Caio Mário de Oliveira MagalhãesUm (im)possível lugar de identidade interseccionais: uma gestão da vida no discurso literário
15h30-16hEmanuelly SouzaRelações dialógicas no digital: expressões idiomáticas na rede social X
16h-16h30Erick Sousa LimaA linguagem ‘neutra’ no (dis)curso da história: a polêmica interdiscursiva e os projetos de lei

Bloco Cora Coralina, sala 9

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
14h-14h30Daniella Silva Araújo Clara & Natália Costa Azevedo de FariaLinguagem, educação e empoderamento feminino: uma análise discursiva da letra de canção ‘Respeita as Mina’
14h30-15h00Andréia Braga da SilvaCompetências socioemocionais em currículo: biopolítica e neoliberalismo
15h00-15h30Luiz Felipe Goulart de Souza BezerraDiscursos e contradiscurso no futebol feminino brasileiro
15h30-16hJoão Vitor Gomes CamargoGuerra, conflito e genocídio: a polarização de discursos diante dos acontecimentos entre Israel-Palestina
16h-16h30Elaine Pereira Daróz & Dryelle Thalita da Silva SantosA autoria do sujeito aprendiz na diversidade da produção de Storytelling com a didatização do ensino de língua inglesa

Bloco Bernardo Élis, sala 73

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
8h-08h30César Augusto de Oliveira CasellaO discurso abolicionista na peça Gonzaga de Castro Alvez
8h30-9h00Gabriel Cândido PereiraUma análise linguística da construção discursiva da extrema-direita brasileira nas redes digitais
9h00-9h30Wilton César RibeiroDo ‘juridiquês’ à linguagem simples: uma análise discursiva de manuais de redação jurídica no português brasileiro
9h30-10hAmanda Arantes Pereira & Jasmin Caroline de LimaLuta de narrativas sobre a ditadura militar no Brasil no site Wikipédia: análise discursiva e reflexões teóricas
10h-10h30Fábio Ávila ArcanjoTriangle Rose: a resistência ao silenciamento discursivizada pela chave da ficção

Bloco Bernardo Élis, sala 69

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
8h-08h30Elcieres Martins de Oliveira & Flávia Motta de Paula GalvãoA BNCC de língua inglesa: uma análise discursiva da concepção de língua nos anos finais do ensino fundamental
8h30-9h00Alexandre Almeida & Luana Alves LutermanAnálise do dispositivo de racialidade no videoclipe de Criolo: Pretos ganhando dinheiro incomoda demais
9h00-9h30Lauro Geovany Damasceno MartinsA engenharia da branquitude: estratégias discursivas de desresponsabilização que pessoas brancas engenham para forjar um ethos antirracista
9h30-10hLuana Alves LutermanNovo ensino médio e BNCC: cidadania, justiça e sensibilidade sob o efeito do discurso neoliberal
10h-10h30Bruno Henrique Machado Oliveira & Luana Alves Luterman  Delimitações de uma pesquisa cartografia sobre a subjetividade de docentes gays de língua portuguesa

Bloco Bernardo Élis, sala 71

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
8h-08h30Jéssica Santana dos SantosEntre a tela e o coração: a representação das relações digitais na música de Tiago Iorc
8h30-9h00Sabrina César SerraEthos e antiethos: a coalização de imagens em interações virtuais
9h00-9h30Thammy Teixeira Xavier & Tânia Ferreira RezendeA Gualín do TTK, resistência na ditadura militar (1964-1985), em uma perspectiva sociolinguística
9h30-10hCarolina Lobo Lima Souza  O ethos da associação nacional de educação domiciliar (ANED): uma análise discursiva da polemicidade constituinte
10h-10h30Geovanna Araújo Carneiro Tavares Dourado & Edna Silva FariaA nova roupagem da misoginia nas mídias: uma análise do discurso ‘Red Pill’

Bloco Bernardo Élis, sala 77

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
8h-08h30Romero Lopes da SilvaRecusa à ‘língua podre do colonizador’: a memória discursiva no cerne do constructo ideológico na obra As doenças do Brasil
8h30-9h00Mariana Vicente Zilli  Ditadura, memória e discurso: a imprensa lésbica-feminista nos anos de chumbo
9h00-9h30Lara Beatriz de Souza Teixeira & Rubens Damasceno MoraisImpolidez e violência verbal em interações no Facebook sobre o 8 de janeiro: o uso do argumento AD PERSONAM
9h30-10hAlana Gabriela dos Santos Bastos  Gordofobia algorítmica: análise discursiva em chatbots baseados em inteligência artificial
10h-10h30Juliana Andina BatistaCiberviolência política de gênero: análise dos discursos violentos contra candidatas nas eleições de 2022

Bloco Cora Coralina, Miniauditório

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
8h-08h30Rubens Rosa JúniorDireitos e garantias fundamentais das minorias expressos no artigo 5º da constituição federal de 1988 numa perspectiva historiográfica-linguística
8h30-9h00Vitória Silva dos SantosO ensino de língua portuguesa nas redes: uma análise discursiva sobre a norma culta no Instagram
9h00-9h30Leticia Alves Carvalho  A ilusão disfórica em ouro de tolo, de Raul Seixas
9h30-10hVitória de Miranda Oliveira Barros  Análise semiótica da temática existencial em “e agora, josé?”, de Carlos Drummond de Andrade, e em “agora, ó josé”, de Adélia Prado
10h-10h30José Alexandre de Freitas Neto & Érick Sousa LimaEspaços semissimbólicos na arquitetura da biblioteca central da UFG
10h30-11hIsabela Oliveira BragaA tradução de textos da bíblia e o papel crucial do tradutor: foco na comunidade LGBTQIA+

Bloco Bernardo Élis, sala 92

HorárioNome(s) do(s) participante(s)Título do trabalho
8h-08h30Marcelo Ferreira GomesA apócope dos morfemas de infinitivo e de número e pessoa nos verbos na fala dos habitantes da cidade de Goiás
8h30-9h00Antônio Gonçalves Rocha JúniorA poesia de Brecht, “os que lutam”, sob a investigação da semiótica de Greimas
9h00-9h30Gabriel Rodrigues César Dias de LimaDiscurso, texto e significação: uma teoria semiótica revisitada
9h30-10hMatheus Brito GalizaOs efeitos de sentidos de ditadura, violência e repreensão Na história contemporânea: uma análise da obra anos de Chumbo, de Chico Buarque
10h-10h30João Pedro Viana VelosoLiberdade e opressão no poema “sou negro”, de Solano Trindade, uma análise semiótica do sentido
10h30-11hFernando AguiarO uso de cenas curtas de séries como abordagem e recurso audiovisual indutivo para introduzir gramática nas aulas de língua inglesa no Centro de Línguas/FL/UFG