PROGRAMAÇÃO – OLD

4 de novembro de 2024

8h: Abertura no Auditório da Faculdade de Letras, bloco Cora Coralina

Credenciamento

8h30: boas-vindas da comissão organizadora – Início das atividades do SEELIND

Prof. Marco Antonio Almeida Ruiz (UFG); Profa. Edna Silva Faria (UFG); Profa. Allice Toledo (UFG); Prof. Rodrigo Seixas (UFG); Prof. João Flávio (UNAERP); Profa. Elaine Daróz (Unicap).

9h – Conferência de abertura

Caminhos da Linguística discursiva para uma sociedade digital: os desafios na modernidade

Prof. Johannes Angermuller (Open University/Reino Unido)

Prof. Roberto Baronas (UFSCar)

Moderadora: Katia Menezes (UFG)

10h: Intervalo

Coffee-break

10h30: Mesa-redonda 1

Propostas inovadoras em ensino de linguística: os profissionais de Letras em meio às áreas digitais

Profa. Cristiane Dias (Unicamp)

Profa. Renata de Oliveira Carreon (Unicamp)

Profa. Eliane Carolina de Oliveira (UFG)

Moderadora: Profa. Lígia Mara Boin Menossi de Araújo (UFSCar)

12h-14h: Almoço

14h-16h: Minicursos

Minicurso 1 – Contribuições da análise do discurso para o ensino de línguas: uma teoria e(m) prática

Profa. Elaine Pereira Daróz (UNICAP)

Na atualidade, os textos multimodais emergem como uma tentativa de promover uma comunicação cada vez mais fluida e instantânea. Para isso, a combinação de diferentes modalidades – como texto escrito, imagens, vídeos, sons e elementos interativos – se torna elemento fundamental na produção de sentidos dos textos/discursos dos sujeitos contemporâneos. Diante de tal complexidade, compreendemos que a Análise do discurso (AD) materialista pode contribuir de maneira significativa na compreensão dos (não)ditos que dali emergem muitas vezes sob uma suposta evidência de sentidos. Neste minicurso, propomos uma discussão sobre as contribuições da AD materialista para o ensino de línguas no país. Nesses termos, visamos uma compreensão de alguns conceitos basilares da AD em articulação com práticas de ensino de línguas (estrangeira e materna), bem como os seus efeitos na ressignificação dos sujeitos contemporâneos no processo de ensino-aprendizagem de língua no país.

Minicurso 2 – Práticas enunciativas e o discurso digital

Prof. João Flávio de Almeida (UNAERP)

O conceito de “dispositivo” é uma construção teórica que se destaca nas obras de Michel Foucault e Gilles Deleuze, embora com nuances e abordagens distintas em cada autor. Ambos exploram essa noção como uma forma de compreender as relações de poder, saber e subjetividade na sociedade contemporânea. O dispositivo (ou agenciamento, como também é chamado) é uma montagem complexa de elementos heterogêneos que produzem efeitos de sentido, verdade e subjetividade. Enfatiza-se a natureza produtiva e criativa dos dispositivos, que não apenas regulam e disciplinam os corpos, mas também geram novas formas de subjetividade e experiência. O termo “dispositivo midiático”, por sua vez, surge da aplicação do conceito de dispositivo ao contexto das mídias de comunicação. Nessa perspectiva, o dispositivo midiático é compreendido como uma complexa rede de práticas discursivas, tecnológicas, institucionais e sociais que configuram e regulam a produção, circulação e recepção de conteúdos midiáticos na sociedade contemporânea. Neste minicurso, faremos uma (an)arqueologia do dispositivo midiático nomeado como Telégrafo, com o objetivo de lançar luz sobre os efeitos de sentido e poder agenciados por esta mídia, proporcionando, assim, reflexões fundamentais para se pensar outros dispositivos midiáticos.

Minicurso 3 – Semiótica e ensino

Prof. Janice Alves Gomes (IF-Uruaçu-GO)

Minicurso 4 – Implodindo a singularidade do discurso: pensando representações discursivas a partir de atravessamentos de gênero, sexualidades, raça e classe

Prof. Luciano Rodrigues Castro (PPGIDH-UFG)

Este minicurso propõe uma abordagem crítica e plural aos estudos relativos aos discursos. Procurando abordá-los em sua multiplicidade e resgatar a noção foucaultiana de discurso como conjunto de enunciados marcados por instabilidades e tensionamentos, busca-se dimensionar conceitos clássicos desenvolvidos em diferentes tradições da análise de discurso a partir da ferramenta teórico-metodológica da interseccionalidade e de perspectivas consagradas a partir do giro decolonial, buscando oferecer itinerários reflexivos capazes de atualizar o campo de estudos da AD e oferecer provocações iniciais sobre o potencial renovador de conceitos como gênero, sexualidades, raça, etnia e classe.


5 de novembro de 2024

8h30: Mesa-redonda 2 – Auditório da FL

Os caminhos da Semiótica e suas tensões nas diferentes materialidades

Profa. Edna Silva Faria (UFG)

Os caminhos da Semiótica e suas tensões nas diferentes materialidades

Prof. José Leite Júnior (UFC)

Prof. Conrado Mendes (PUC-MG)

Moderador: Prof. Sebastião Elias Milani (UFG)

10h15: Intervalo

Coffee-break

10h30: Minicursos

Minicurso 5 – Metamorfoses da discursividade política: do palanque ao Twitter

Lívia Maria Falconi Pires (UFSCar)

Diante da efervescência discursiva da atualidade, demonstrando novas ordens, é possível dizer que o discurso político sofre alterações e se molda influenciado pelas ferramentas que promovem sua circulação diferenciando-se daquele que era objeto da AD em seu nascedouro nos idos anos de 1960. Em constante mutação, sendo ele sócio- historicamente construído, passível de diferentes emergências e construtor de memória, possui características fluídas e, também, fixas. O discurso político tem que se adaptar, já que não está só ocupando seu lugar de conforto, o palanque, mas sim a televisão e as redes sociais, dessa maneira, se constrói a partir de um jogo de sedução e convencimento e não se transformando meramente em um instrumento da política. Aparece-nos, na atualidade, um discurso político característico na modernidade pela “fala breve e efêmera”, “discurso curto, descontínuo e ininterrupto” (COURTINE, 2006, p.84), do qual é difícil depreender algo, no qual se valoriza a expressão da subjetividade, de certo individualismo que dá amplas margens para o lugar de destaque do homem político. Portanto, nesse minicurso propomos análises e discussões sobre o discurso político da/na atualidade em circulação nas mídias atuais. Para tanto, abordaremos conceitos e métodos na Análise do Discurso passando pelas teorias da Análise do Discurso de vertente Foucaltiana e chegando até a Análise do Discurso Digital.

Minicurso 6 – Práticas dialógicas e ensino

Wesley Carvalhaes (UEG)

Minicurso 7 – A perspectiva da semiótica em textos acadêmicos

José Leite Júnior (UFC)

“A paixão segundo João Romão”. O minicurso consiste na construção de uma experiência didática com base na Semiótica das Paixões, proposta por Greimas e Fontanille (1993). O romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, será apreciado com base no percurso passional canônico, com foco na avareza do protagonista João Romão. A avareza é classificada pelos referidos semioticistas como uma paixão simples ou paixão de objeto, diferenciando-se, por exemplo, do ciúme, entendido como paixão complexa ou paixão de espera fiducial. Espera-se que a sugestão desperte o interesse nos recursos teórico-metodológicos semiótico-discursivos no público-alvo do ensino médio ou dos semestres iniciais do Curso de Letras.

Minicurso 8 – ABCdário de Linguística Popular: Teorias, Métodos e Aplicações

Prof. Marcelo Rocha Barros Gonçalves (UFMS)

No minicurso “ABCdário de Linguística Popular: Teorias, Métodos e Aplicações” pretendemos apresentar um panorama de estudos sobre a Linguística Popular. Numa abordagem inserida na área da Historiografia Linguística, intentamos avaliar os enunciados (e por que não tipos de discursos?) que foram proferidos sobre a Linguística Popular no ambiente acadêmico – como se constituíram textualmente ao longo do tempo e em diferentes geografias – ao mesmo tempo em que refletimos sobre a sua constituição enquanto um fato linguístico, sobretudo se nos debruçarmos sobre as manifestações de não especialistas em matéria de língua e linguagem. Nossas hipóteses indicam que as práticas linguísticas realizadas por estes não linguistas podem revelar estratégias bastante diversificadas quanto à construção de teorias espontâneas sobre língua e linguagem, alinhadas ou não às teorias formalizadas já consagradas num ambiente científico e acadêmico. O minicurso fará a utilização do Google Classroom como ferramenta de suporte às atividades de ensino-aprendizagem.

12h-14h: Almoço

14h: Espaço de apresentações de trabalho

Comunicações orais

16h30: Mesa-redonda 3

Argumentação e discurso em rede

Prof. Alejandra Vitale (UBA/Argentina)

Prof. Wander Emediato (UFMG)

Prof. Rodrigo Seixas (UFG)

Moderador: Flávia Galvão (UFG)

6 de novembro de 2024

08h: Espaço de apresentações de trabalho

Comunicações orais

10h30: Mesa-redonda 4

Discurso e desigualdades sociais: a língua, a leitura e a voz

O discurso das identidades culturais brasileiras

Profa. Allice Toledo (UFG)

Vereditos sociais e injúria cultural: quando a leitura é usada para humilhar, ofender, envergonhar

Profa. Luzmara Curcino Ferreira (UFSCar)

Sexismo na fala pública: silenciamentos de mulheres na política brasileira

Prof. Carlos Piovezani (UFSCar)

Moderador: Rafael Turíbio Milhomem (PPGLL/UFG)

12h-13h: Almoço

14h: Conferência de encerramento
Internacionalização e multilinguismo: políticas e discursos
Prof. Felipe Furtado Guimaraes (UFES)
Prof. Gabriel Brito Amorim (UFG)
Profa. Eliane Carolina de Oliveira (UFG)